Carregando...
JusBrasil - Política
16 de abril de 2014

CRAS celebra Consciência Negra com Dança, comidas típicas

Publicado por Prefeitura Municipal de Viana (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A data oficial em que se comemora a Dia Nacional da Consciência Negra é 20 de novembro, mas a Secretaria Municipal de Assistência Social Renda e Cidadania (SEMARC), por meio do Centro de Referência de Assistência Social Região I Vale do Sol ainda está comemorando a data e preparou para a tarde desta terça-feira, dia 29, a partir das 13 horas, uma programação tipicamente afro.

A equipe do Departamento de Proteção Social Básica do CRAS de Vale do Sol programou uma roda de conversa sobre a historia da capoeira no Brasil e na África, bem como apresentação de roda de capoeira e maculelê com crianças e adolescentes convidadas do projeto de Jornada Ampliada da Prefeitura da Serra em parceria com a Fundação Fé e Alegria do Brasil.

Monumento ao Zumbi no RJ

Para completar a festa será servido um lanche com comidas típicas da cultura afro descendente, como mandioca cozida, bolo de fubá, pipoca dentre outros que é de hábito alimentar do brasileiro. Participarão do evento as crianças do CRAS Vale do Sol além dos demais CRAS: Viana Centro e Marcílio de Noronha.

A escolha do dia 20 de novembro como a data da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695 durante uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. O dia é celebrado desde a década de 1970,

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).

A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, e tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade criada pelos escravos que fugiam de seus senhores para viver em liberdade. Houve uma época em que o Quilombo abrigou mais de 20 mil pessoas. Zumbi nasceu no Quilombo, mas, ainda recém-nascido, foi capturado e entregue a um padre, que lhe deu o nome Francisco, o ensinou a ler e a escrever. Aos 15 anos de idade, o menino resolveu voltar ao Quilombo, onde, pouco tempo depois, tornou-se líder. Em 1995, após 300 anos de sua morte, Zumbi foi reconhecido como herói nacional


Fique Ligado

Evento : Dia Nacional da Consciência Negra
Data : 29/11/2011

Hora : 13h00

Local : CRAS Vale do Sol
Rua Rio de Janeiro S/N.
Horas: a partir de 13h00.

Amplie seu estudo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-viana.jusbrasil.com.br/politica/8136488/cras-celebra-consciencia-negra-com-danca-comidas-tipicas